quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Do Grande Dia, para outros dias!!!

(Setúbal, Algures)



Já! (resposta)

E, neste ano, especial, como todos são, também por alguns acontecimentos negativos (não vale a pena explicitar) e positivos, convenhamos, não posso deixar que os votos natalícios não realcem o querer e a vontade de Amar cada pessoa que vou encontrando: na cidade dos Homens.

Estes dias, antes do Grande Dia, são uma ocasião redobrada para o fazer (gosto de me pôr do lado de quem me atende, do outro lado, e dar o que gostaria de receber: pelo menos um sorriso e a expressão de que estamos todos no mesmo barco).
Bom final de 2007 e muitas simpatias para 2008!

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Gostava de ver...

Gostava de ver OS Pachecos, deste país, a escrever, com o mesmo afinco, sobre a questão da pedofilia. Gostava. Simplesmente porque acho que ultimamente se tem falado e escrito muito pouco sobre o assunto (após a overdose da altura das detenções/acusações iniciais). E não sei se será bom sinal. Ou sinal de muitos receios. Não sei.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Sou um tipo de intuições... - muito à frente!

(Caldas da Rainha, Algures)


... e a de hoje, são várias. Será que são intuições!?


Não se falou noutra coisa, pelo menos na rádio, do que da alegada relação de Sarkozy com a Carla Bruni. Prefiro não fazer comentários, não tenho nada com isso, apesar de nesta modernidade todos tenhamos a ver com tudo, parece de que... (Cfr. o Sarkoshow)


De qualquer modo (1), recordo uma resposta que ouvi a uma candidata a a Miss Bélgica, penso (passou hoje num canal generalista). A pergunta foi àcerca do que ela faria se ganhase o título... -ao que ela, a rir, repondeu que procuraria ter uma relação (mais ou menos duradoura, presumo) com um futebolista famoso.

Recorda-me aquela máxima que não há homens ricos feios (ou quem feio ama, bonito lhe parece).


De qualquer (2), modo já estou a divagar. E havia muitas mais situações, passadas e recentes, para ilustar este assalto da beleza ao poder. Mas nos tempos que correm, e eu acho que têm o seu quê de especial, eles, e este em particular, são sinais duma atitude nova na política ocidental: em que o poder procura exibir que "dorme" com a beleza. Clinton marcava reuniões...

Se a moda pega por cá, alguém vai começar a esconder os santanetes (de vergonha, nem vale a pena fazer a hiperligação) e as socranetes (por falta de currículo musical, por exemplo) e a começar a exibir as novas conquistas da Moda Lisboa, agora que se estão a acabar as reuniões patrocinadas pela presidência portuguesa sa união europeia...


Entretanto, por detrás de tudo isto, os que fazem e fizeram política têm muito com que se preocupar, para nosso bem, continuo a acreditar, haja quem lhes dê um certo reconforto.

domingo, 16 de dezembro de 2007

Porque gosto de tascas...

... e porque também penso assim...



(Vistos em Torres Vedras)

... e tenho receio de, um dia destes, só encontrar ET's na rua (a julgar pela quantidade que habita Bruxelas e todos os "cargos governamentais" -se eles decidem vir para a rua e não simplesmente à rua de quando em vez)...

sábado, 15 de dezembro de 2007

Estou farto... -de ser alvo de (boas) receitas... -para ser Bom?

(Torres Vedras, algures)
Uma das preocupações que me acompanhou, e acompanha, ao longo dos tempos foi a de tentar encontrar receitas para os problemas/oportunidades com que a vida me e nos vai brindando a todos.
Devo confessar que durante alguns anos fugi dessa, primeira, atitude. Devo ao Movimento dos Focolares essa dimensão (bem) integrada numa determinada espiritualidade.
Contudo, em palcos de decisão e orientação, além da Providência temos de contar Connosco próprios. Vai daí, há que, efectivamente, estudar cenários, e sobretudo, planos de acção.
Tem isto a ver, ou não, na minha congeminação com esta autêntica overdose de tentativas de nos sacarem dinheiro (as ditas cujas receitas) em nome de boas intenções (ou Instituições, se quiserem...). Já não basta o nosso Estado fazer o que lhe compete, diga-se, agora, e nesta época, então, nada há à Venda que não seja para ajudar em X% (normalmente muito pouco) a Associação P, o Clube R, o Jantar H... (deve ser o leitmotiv de 80 a 90% das campanhas publicitárias, festas de televisão, jantares de confraternização, sorteios das mais variadas coisas, compras de tudo um pouco).
Até mete medo tanta oportunidade de sermos bons. Quase que ficamos com problemas de consciência, por não comprarmos o que não nos faz falta, porque assim não vamos ajudar quem dizem que precisa e que vão ajudar...
Um Conselho, e não levo nada: demos directamente a quem precisa... (até acho que nos fica mais barato (sim, chamem-me sovina) e, tenho a certeza, ajudamos mais, muito mais!


sábado, 8 de dezembro de 2007

Mão d'obra, precisa-se!!! Mas de cores com barba!!!

(Caldas da Rainha, Algures)



Portugal no centro do mundo. Eis o que sinto todos os dias em relação a Lisboa. E não é só por causa da Presidência portuguesa e seus eventos. Ultimamente, passo muito tempo em viagens. E ouvir rádio tornou-se um hábito. De preferência as nacionais. Nunca gostei muito das locais. Mas como provinciano em Lisboa, desgasta-me a constante de informações (só) sobre a nossa capital.


É o trânsito, são as inaugurações, os espectáculos, as verdadeiras discussões "paroquiais"... -pelo menos nos métodos (Não gosto de ver comentários meus arrastados para o lixo e perceber que só os abonatários têm voz/escrita)!!!


E sempre com as perspectivas de quem vive na grande urbe, interessado, sobretudo, em preservar as amizades abonatárias... e cores de rosa (sem conotação política, mas tem outras), ou então, em viver em estado de sítio permanente, fazendo lembrar a tentativa de um certo "prometeu" (neste caso prometeia) da época contemporânea.



(Prometeu, na mitologia grega, roubou o fogo do céu e tornou-se o primeiro professor e benfeitor da humanidade, por isso Zeus castigou-o e acorrentou-o a uma rocha na montanha do Cáucaso. Nesse local, uma águia alimentava-se diariamente do seu fígado, que se renovava durante a noite.)