sábado, 8 de janeiro de 2011

De Bichonas do "género" que matam....

(Madalena, ainda)


Já me dei ao ao trabalho de solicitar a um jornalista o trabalho introspectivo de anáilise do que o distingue de um romancista, alertando-o para uma convicção pessoal: que muitos deles não passam de romancistas falhados mas convém que não transformem as notícias em romances, de segunda ou terceira!
Tudo isto a propósito da busca da Verdade, da vivência da Ética, republicana ou não, e em nome da clareza de processos aos mais variados níveis: profissional, social, político, religioso... 
E tudo isto em dias em que o país jornalístico e político anda muito cioso da "integridade" do processo de aplicação de poupanças do professor Cavaco (e dos extras, diga-se, do pateta Alegre);
Quer-me parecer que o mesmo afã, na relevação de processos, aplicado aos currículos de sucesso no mundo artístico em geral, e no da moda em particular, nos mostrariam uns bastidores no mínimo assustadores e em que qualquer facto relatado não o pode ser sem um, ou vários "romances" de "género"!!!
Mas quanto a estes, é preciso muito cuidado, parece que andam sempre nos Curredores que interessam!!!

domingo, 2 de janeiro de 2011

Do assassino que há em mim...

 (Ainda na Madalena de Gaia)


... salvo seja!
Habituei-me a crescer sendo optimista! E sempre que algo ameaçava essa atitude primordial fui tentando dar o peito às balas e a ir à luta e a travar guerras. Umas maiores que outras. 
A verdade é que começa a assustar. Melhor, a assustar-me!!!
Com os rumos, ou falta deles, com que me cruzo. Os rumos económicos, sociais, políticos até eclesiais!!! percebendo que, mais do que conversa de circunstância, há dificuldades que vieram para nos inquietar durante uns tempos demasiado longos!
Há dias, e os de início de ano são especialmente assim, em que dá vontade pegar numa arma e destruir tudo que negativo fosse. Parece que não é possível!!!
Ainda bem!
Melhor, é possível!
Sem armas, com atitude, esperança, perseverança!
Vamos trabalhar!!!