sexta-feira, 13 de junho de 2008

Clericalismo balofo e a esperteza saloia...

(Largo da Atafona, Lisboa)

muito menos a estupidez ou a sorte. Ou, então, podem!

Digo isto inspirado por um dia, simplesmente fenomenal. A Itália empata e a França perde. Um deles ainda poderá ter sorte. Mas, desta vez, pelos menos um ficará pelo caminho.

Entretanto parece que na Irlanda a maioria respondeu não no referendo sobre o Tratado europeu (melhor, de Lisboa). Independentemente das questões que nos levam a defender ou não a necessidade de referendo numa questão assim. Na Irlanda era obrigatório pela constituição. E foi/será o único país onde a população foi/será chamada a dizer da sua justiça.

No resto da Europa os políticos da ribalta (sem falar dos dos extremos) dormiram mais descansados com as "liturgias" parlamentares. O povo é muito sábio quando nos apoia e vota em nós, mas não percebe nada destas questões de política pura...

Ou, então, percebe e não gosta de ser posto de fora "educada" e constitucionalmente, ou não...

Resta uma certeza. Pelo menos para mim. Podem mudar os tempos e as épocas mas a esperteza humana, essa, coitada, repete-se. Ou não.

Ironia das ironias, vejo um bloco a aplaudir uma Irlanda. Porreiro pá!

3 comentários:

Daniela Costa disse...

Ainda gostava de saber qual seria o resultado caso tivéssemos ido a Referendo em portugal. Porque o que se passou na Irlanda é o que se passaria cá, com certeza. As pessoas andam muito desinformadas acerca daquilo que realmente interessa. Os portugueses foram educada e constitucionalmente postos fora da decisão provavelmente porque haveria o risco de muitos milhares irem votar (Não) sem saberem ao que iam e no que consta o Tratado de Lisboa...

Daniela Costa disse...

Erro enormíssimo: escrevi Portugal com letra minúscula no comentário anterior.

Carlinha disse...

querido, Abílio. fez-me tão bem ler as tuas palavras. são sempre sábias e, por isso, gostava tanto que me escrevesses mais vezes, me tentasses abrir a cabeçinha mais vezes. eu agora perco-me mto neste mundo que quero ver pintado de cores bonitas e depois me aparece sempre a preto e branco e vivo desiludida. e não era assim. nunca fui assim.
por isso ajudar-me-ia mto se me comentasses mais. eu venho todos os dias ao teu blog. saber das tuas visões críticas sobre a sociedade, o mundo. das tuas pequeninas aventuras. e sorrio sempre, quase sempre, mas quase nunca deixo comment. bem, queria só desejar-vos um bom domingo. aqui em terras alemãs o dia está cinza. vou trabalhar. beijocas para os três. saudades grandes.