sábado, 15 de dezembro de 2007

Estou farto... -de ser alvo de (boas) receitas... -para ser Bom?

(Torres Vedras, algures)
Uma das preocupações que me acompanhou, e acompanha, ao longo dos tempos foi a de tentar encontrar receitas para os problemas/oportunidades com que a vida me e nos vai brindando a todos.
Devo confessar que durante alguns anos fugi dessa, primeira, atitude. Devo ao Movimento dos Focolares essa dimensão (bem) integrada numa determinada espiritualidade.
Contudo, em palcos de decisão e orientação, além da Providência temos de contar Connosco próprios. Vai daí, há que, efectivamente, estudar cenários, e sobretudo, planos de acção.
Tem isto a ver, ou não, na minha congeminação com esta autêntica overdose de tentativas de nos sacarem dinheiro (as ditas cujas receitas) em nome de boas intenções (ou Instituições, se quiserem...). Já não basta o nosso Estado fazer o que lhe compete, diga-se, agora, e nesta época, então, nada há à Venda que não seja para ajudar em X% (normalmente muito pouco) a Associação P, o Clube R, o Jantar H... (deve ser o leitmotiv de 80 a 90% das campanhas publicitárias, festas de televisão, jantares de confraternização, sorteios das mais variadas coisas, compras de tudo um pouco).
Até mete medo tanta oportunidade de sermos bons. Quase que ficamos com problemas de consciência, por não comprarmos o que não nos faz falta, porque assim não vamos ajudar quem dizem que precisa e que vão ajudar...
Um Conselho, e não levo nada: demos directamente a quem precisa... (até acho que nos fica mais barato (sim, chamem-me sovina) e, tenho a certeza, ajudamos mais, muito mais!


3 comentários:

Unknown disse...

Olá:) bem, aí está uma maneira um pouco fria (não deixando de ter o seu lado realista da coisa) de ver as coisas, claro, na minha opinião... Esta época é associada ao chamado "espírito natalício" em que mais do que nas outras épocas do ano as pessoas se lembram e são LEMBRADAS a ajudar os outros. O dinheiro é a maneira mais fácil de ajudar e nem sempre é a fonte do problema, mas sem ele, digamos que ainda é mais difícil ajudar... Como dar uma sopa aos sem abrigo se não ha dinheiro para ela? Como ajudar crianças órfãos se não há dinheiro para as ter em boas condições? É papel do estado dar ajuda financeira, mas como todos nós sabemos os cortes orçamentais abrangem sempre o que não devia... Há situações em que podemos ajudar directamente quem precisa sem para isso ter como intermediário uma associação ou algo do género, concordo, mas há outras em que não podemos actuar diretamente e por isso ajudamos por meios financeiros. Penso que cada um de nós deve ter noção que dar dinheiro para determinada associação é ajudar (claro de forma fácil), mas que é importante o fazer de outras formas bem mais "humanas" tal como simplesmente conversar com alguém em necessidade.
Não nego que esta época funciona um "marketing" exagerado, mas por vezes os fins os fins justificam os meios não? Até me sinto mal de dizer isto, mas já que as pessoas passam o ano a preocuparem-se apenas com os problemas das suas vidinhas, porque não aproveitar os valores natalícios para compensar o resto do ano... (Eu sei pareço uma pessoa horrível a dizer isso).
Quero resposta ;)

Ana disse...

sei de quem é este cupido :)

Devir disse...

Este cupido foi pintado por mim. Com uns amigos. Numa noite fria que ficou para a história. Mas é de toda a gente. Atenta.

Gostei do teu blog. Gostei muito do conceito que associas-te ao Cupide.

Keep on rocking in One free world...

Fiquem Bem. Muito Bem.