quinta-feira, 6 de março de 2008

Eu-feminista!!!!!

(Travessa do Cais, Caldas da Rainha)


Já houve tempo, no circuito de amigos mais restrito, não muito que era grande, que era conhecido o meu "machismo". Sempre me dei bem com a coisa. Aliás, era para mim um ponto de honra. E ainda é. Apesar das "adaptações" eu-feministas que a minha cara metade me obrigou e obriga. Tem de ser. Mas tem valido e vale a pena.


As coisas que tenho aprendido são muitas, exactamente na mesma proporção da minha convicção machista. Isto para dizer que me encontro diante dum empate técnico: sim, sempre tive mau perder, aliás só gosto mesmo de ganhar (perder, nem a feijões)!!!



Vem isto a propósito do artigo em questão. Antecipou o meu desejo e a minha vontade de mostrar ao mundo mais este grafito... -estava, de facto, in mente, reservado para o dia 8 de Março.


Não que eu tenha especial predilecção pelos dias que celebram alguma coisa (simplesmente porque me parece que o que se faz nesses dias, ou se deseja, e no próximo não deve ser diferente, não anda muito longe do que a imagem representa...), normalmente as minorias, como a maior parte dos dias celebram. E há tanto tempo que as mulheres são a maioria nos sítios que realmente importam... (e nem por piada, falo de cozinhas ou casas de banho); -falemos do coração, da educação, da ponderação, da capaciadade de adaptação, da resistência, da criatividade...


Como sou daqueles que do mundo feminino conhece pouco, conhecendo o suficiente, parece-me que, por vezes estas lutas, pretendem uma igualdade que, a existir, passa a ser desigualdade pois não reconhece as diferenças. E se há coisa que admiro é essa distinção biológico-social que cada vez me dá mais trabalho. Sem ganhar ou perder poder. Partilhando.


Para ajudar

eu (do grego, bem, bom);

femina (do latim, fêmea).

3 comentários:

Alx disse...

e não me venham cá com textos da Simone de Beauvoir a dizer que "ninguém nasce mulher"... -senão ainda me divorcio...(tou a brincar ó morzito)

Alx disse...

será que devia dizer MÓRZITA!? (só para não haver dúvidas)

anacruz disse...

Tás desculpado, morzito!
Gostei do teu texto. De facto, tens feito umas certas evoluções quanto ao teu machismo, eh eh eh :)Agora a sério, acredito que é precisamente partilhando a nossa diferença que nos confrontamos com as nossas próprias ideias e clarificando-as, melhorando-as, crescemos...juntos! E gosto, porque, sem dúvida, vamos estando mais "crescidos"!