terça-feira, 25 de março de 2008

Fato da Primeira Comunhão

(Caldas da Rainha, é um achado esta cidade)


Para quem não sabe, no Rádio Clube, vinte personalidades influentes do Porto estão a ser entrevistadas por vinte jornalistas da Invicta. De Segunda a Sexta, entre as 16h e as 17h. Hoje foi a vez de Jorge Nuno (de Lima) Pinto da Costa ser entrevistado por Carlos Magno. Tenho de dizer que esperava mais, sobretudo do entrevistador. De facto o futebol tolda-nos o olhar, para não dizer que, quase, nos escraviza.
Mas a tirada da tarde foi conseguida com a veemência com que o Presidente reiterou a sua fé cristã (pelo menos duas vezes de modo fogoso).
E que mais posso fazer senão sentir-me irmão com ele?
-Tenho é de lhe fazer um pequeno esclarecimento: um crente assim tão convicto não invoca o mal para quem (diz) o persegue (qualquer coisa como: nunca mais descanse em paz...). Aliás, em tempo de Páscoa, isso nos distigue, ou devia, de tantas outras confissões. Ou então, não percebemos nada do Mistério da Salvação que dizemos aclamar em cada celebração... E, ao não perceber, ou percebendo bem demais outras coisas, tormamo-nos mestres da manipulação (com ou sem notas).
Mas deixemos lá isso. Dá sempre jeito, em alguns dias, vestir o fato da primeira comunhão. Sobretudo quando se quer apagar da fotografia outras "igrejas" visitadas (aí, imagino, sem essa identidade cristã tão assumida...): talvez com o intuito de salvar alguma alternadeira...
Enfim, não faço ideia se o homem é culpado ou não, se a justiça funciona ou não, se ele esqueceu a educação que teve ou não. Se há sinceridade ou jogo.
Mas hoje pareceu-me falso; -estará a perder qualidades?

1 comentário:

PA disse...

Um cristão(?) que deseja o mal, será sempre um falso cristão...